Encontro de Gerações

Como é que os Pais podem Motivar os seus Educandos para a Escola???
Segundo a opinião de alguns investigadores, em Israel, os pais só conseguem motivar os seus filhos para realizarem os trabalhos de casa, se os pais mudarem de atitude.
Uma das sugestões é que os pais devem ser mais positivos e não pressionarem os filhos para obterem bons resultados escolares. Referem-se que não devem centrar só a sua preocupação quando se aproxima a data do teste.
Sugerem que atempadamente, os pais devem prestar mais atenção aos filhos, muito antes da aproximação da data do teste. Os pais não devem transmitir ansiedade, para que os filhos não se sintam culpados por não corresponderem às espetativas dos seus progenitores. Estes devem transmitir aos seus educandos tranquilidade, devem motivá-los, entusiasmá-los, respeitar as suas decisões, ajudá-los a ultrapassar as dificuldades de aprendizagem, ouvi-los, questioná-los sobre as razões dessas mesmas dificuldades e em vez de serem os pais a alertar os filhos que devem se aplicar mais aos estudos, serem eles próprios a chegarem à conclusão que têm que dedicar mais tempo à escola.
Após essa tomada de consciência por parte dos filhos, então sim os pais podem colaborar sugerindo locais onde os filhos podem fazer os trabalhos de casa, as horas que devem estudar, como o devem fazer (resumos, esquemas…).
O diálogo é muito importante entre pais e filhos. Reservar 15m por dia para conversar com o seu filho é vital, afinal durante um dia dedicamos tanto tempo aos outros por que não despender um pouquinho desse tempo para com os nossos. Saber como foi o dia deles, saber porquê que uma determinada aula foi uma seca, o que é que almoçaram…. Se repararem que os filhos nesse momento não lhes apetece falar, experimentem começar por comentar com eles como foi o vosso dia, ou abordarem uma notícia do país ou do mundo atual e pedir-lhes uma opinião sobre o ocorrido. Perguntas que parecem ser banalidades, mas que ajudam a promover o diálogo e as relações entre pais e filhos. Interiormente eles pensam: “A minha mãe (ou pai) apesar de chegar cansada e tarde do trabalho ainda tem tempo para me ouvir, preocupa-se comigo. Não merece que eu a desiluda na escola”, reflexão que os leva a investir mais no rendimento escolar e apesar de muitos o fazerem só para que os pais fiquem felizes, sem se aperceberem estão a construir o seu próprio futuro e a crescer como pessoas cívicas que são, para poderem desempenhar um papel responsável na sociedade de então.
Em suma devem ser mais positivos, dar-lhes a perceber que são amados, admirados, mesmo que os resultados escolares não sejam os melhores, contribuindo desta forma para que a confiança dos seus educandos aumente. Só assim, os nossos jovens conseguem atingir sucesso escolar e sentirem-se mais felizes! Afinal, não é o que pretendemos?